Novas Premissas: Ajuste na ENA de longo prazo

A Pontoon-e atualizou no dia 12/06 sua curva de preços futuros para o período compreendido entre junho a dezembro para o submercado SE/CO. Esta nova curva de preços já incorpora os dois recentes cortes na carga anunciado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).

As novas projeções publicadas apresentam expressiva elevação em relação às estimativas do dia 04/06 (+31,6% média), devido a utilização de um cenário hidrológico mais recessivo no curto prazo (mês corrente e próximo), mas principalmente em razão de uma alteração nas premissas referentes a ENA (Energia Natural Afluente) para os meses subsequentes.

Até então, nossa curva de preços considerava a estimativa da ENA para o curto prazo (Mês Corrente) e estimativa “flat” para os meses subsequentes (ENA linear nos três cenários apresentados): Base (100% MLT), Seco (85% MLT) e Úmido (115% MLT).

A título de comparação destacamos a ENA média da nova curva de preços publicada: Base (87% MLT), Seco (79% MLT) e Úmido (92% MLT).

 

Vai Chover?

O contexto geral continua muito parecido com o observado ao longo de junho, com os mapas mostrando manutenção do quadro de afluência recessiva.

Nossas simulações contemplam para o mês de junho uma ENA (Energia Natural Afluente) de 77% da MLT (Média de Longo Termo) no submercado SE/CO e de 61% da MLT no S. Já para o mês de julho adotamos ENA de 87% no SE/CO e 80% no submercado S.

Ressaltamos que os mapas estão bem voláteis, principalmente quanto as previsões para os submercados SE/CO e S e devem continuar assim ao longo do período seco.

Embora os mapas apontem para uma possível melhora da ENA no entre os dias 11 e 13 de junho no S, o que poderia resultar em um declínio nos preços no S e SE, os modelos climáticos nessa época do ano não costumam ser muito precisos.

A análise dos mapas abaixo indica a possibilidade de chuva nas bacias da região SE entre os dias 15 e 18 de junho, seguido por um período seco tanto no S quanto no SE nos dias subsequentes.

Mapa de Chuva: NCEP / GEFS & INPE / CPTEC (11/Junho a 21/Junho)

 

 

Pontoon-e Alquimia: Preço, Mercado & Clima

PLD 3ª Semana: A recente alta do PLD na 3ª Semana de junho no SE/CO (R$472,21/MWh média) é reflexo direto da hidrologia desfavorável da última semana, como também da expectativa de manutenção deste quadro recessivo ao longo da próxima semana.

ENA: O ONS prevê para a semana operativa de 09 a 15 de junho queda de 900 MW médios em energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN), fator que contribui para a elevação do PLD. As ENAs são esperadas em 76% (SE), 60% (S), 39% (NE) e 79% (N).

Armazenamento: Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 1.160 MW médios mais baixos frente à última previsão, com reduções no Sudeste (-410 MWmédios), no Sul (-745 MWmédios) e no Norte (-110 MWmédios). No Nordeste, os níveis dos reservatórios apresentam elevação de 105 MWmédios.

Carga Energia: Para esta semana, a expectativa do ONS é que a carga fique mais alta apenas no SE (+200 MW médios). No S e no NE, a carga apresenta queda de 100 MW médios em cada submercado. Já no N, a expectativa de carga permanece inalterada. Vale ressaltar que a a carga do SIN já retorno ao patamar pré greve dos caminhoneiros.

Fonte: ONS

Projeções Pontoon-e: Com exceção do preço projetado para o contrato de Jun/18 (+2,0%), nossa nova curva de preços aponta para forte elevação em todos os demais contratos de energia negociados na BBCE e acompanhados pela Pontoon-e: (i) Jul/18 (+33,8%); (ii) Ago/18 (+46,5%); (iii) Set/18 (+36,5%); (iv) Bimestre Ago-Set/18 (+41,5%); (v) 3º Tri/18 (+38,4%); (vi) 4º Trim/18 (+22,7%); e (vii) 2º Sem/18 (+32,4%).

Fonte: Pontoon-e

Na tabela abaixo apresentamos a nova curva de preços para os produtos acompanhados pela Pontoon-e e negociados na BBCE.

Pontoon-e: Curva de Preços para a semana 12 a 19/06Fonte: Pontoon-e

Conforme mencionado e evidenciado no gráfico abaixo, a combinação destes dois eventos (afluência recessiva + novas premissas de ENA) resultaram na forte elevação na curva de preços da Pontoon-e.

Projeção PLD SE/CO: Análise Comparativa Cenários
Fonte: Pontoon-e

Projeção Armazenamento SE/CO: Análise Comparativa Cenários
Fonte: Pontoon-e

 


 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *