De olho no mercado de trabalho e nos modelos disruptivos que tem impactado no segmento Automotivo, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Automobilística (UAW) alertou que a crescente adoção de veículos elétricos (VEs) nos EUA pode ter um efeito devastador sobre os empregos no país. De acordo com o aviso, a revolução EV poderia resultar em perdas de empregos nos EUA e em outros países.

A advertência do Sindicato sobre o forte, e desastroso, impacto da adoção do VE no mercado de trabalho dos Estados Unidos chegou quase um mês depois do lançamento de um estudo do sindicato automotivo alemão, no qual se projetou que a mudança da indústria automobilística para EVs poderia levar a uma perda de pelo menos 75.000 empregos.

Esta nova advertência do Sindicato, veio de encontro aos seus esforços atualmente em curso para sindicalizar a unidade de fabricação americana da fabricante de carros Tesla Fremont, que é a maior fábrica de veículos elétricos do país. De acordo com os documentos do sindicato, ela gastou mais de US$ 400.000 em 2017 em sua “Campanha Tesla”.

Já há algum tempo que o Sindicato vem tentando sindicalizar a produção de veículos elétricos nos EUA, na oportunidade anterior envolveu a fábrica de Smyrna, fabricante de automóveis japonesa da LEAF. Mas essa tentativa não foi bem sucedida.

Ao afirmar que a ascensão dos veículos elétricos provavelmente será péssima para os empregos nos EUA, a diretora de pesquisa do Sindicato, Jennifer Kelly, disse que uma transição para os veículos elétricos eliminará os empregos dos trabalhadores que estão produzindo motores e transmissões hoje e acrescentou: olhando para uma considerável perda líquida de empregos apenas nessa transição tecnológica”.

Na nossa opinião, a revolução que está a caminho no setor Automotivo não tem como ser contida, precisamos sim adequar técnicamente a mão de obra ás novas demandas e desafios que teremos pela frente !

Fonte: EV Cult


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *