Uma diferença significativa do Brasil em relação ao mundo competitivo da energia é a postura de todos os players da cadeia de valor.

Por aqui trata-se de sobreviver.

O lado ofertante lida com a fraqueza da regulação, a espera infindável da solução da inadimplência (CCEE), as empresas oficiais de energia literalmente quebradas, aguardando a possibilidade da privatização para salvá-las e a falta de uma estratégia confiável que colocaria o país no “pelotão da frente”.

O lado demandante não conta de fato, com o programa de resposta à demanda, que existe no papel mas não na realidade. Paga ágio para liquidar excedentes de energia que deveriam ser liquidados na CCEE mas não podem na vida real.

Nos países sérios, os negócios de energia florescem. A criatividade abre portas para que os preços sejam mais competitivos, o ambiente de negócios é bem mais robusto e os riscos percebidos são muito menores e de mitigação ao alcance de todos.

Quando cairá a ficha ?


Change to survive or to thrive ?

A significant difference from Brazil with respect to the competitive world of energy is about our “posture”.

Here it is about survival.

The supply side deals with the weakness of our regulation, the never ending situation at the power clearinghouse (default measured in USD billions) the officially broken energy companies, awaiting the possibility of privatization to save them and the lack of a reliable strategy that would put the country “back on the right track”.

The demand side does not really count with a demand-response program that only exists on paper but not in reality.. This just to mention one item of a long list!

In serious countries, the energy business flourishs. Creativity opens doors for competitive prices and the business environment is much more robust.

When will Brazil wake up ?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *