Sistemas oferecem ainda mais segurança e inteligência no uso da energia para indústrias, estabelecimentos comerciais, de serviços e até para integração com parques eólicos e fotovoltaicos

Apostando crescimento da mobilidade elétrica e nas necessidades cada vez maiores de soluções que estabilizem a energia gerada por fontes intermitentes, a tradicional fabricante  de baterias Moura, em PE, desenvolveu sua tecnologia para baterias para armazenamento de energia elétrica, a primeira fabricada no Brasil. A expectativa é que, em cinco anos,  a divisão represente até 20% da sua receita, que somou R$ 1,4 bilhão em 2018.

A Moura desenvolveu, em parceria com o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM), a primeira tecnologia inteiramente nacional para sistemas de armazenamento de energia. O produto ainda encontra mercado em formação na América do Sul, mas tem potencial para quebrar os paradigmas da gestão energética nos próximos anos. Conhecido por sua definição em inglês, o Battery Energy Storage Systems – BESS, é alternativa sustentável para redução das emissões de gás carbônico (CO2) e demais gases poluentes. E oferece segurança e inteligência no uso da energia para indústrias, estabelecimento comerciais, de serviços e até residências. Apresenta-se ainda como estratégico para ampliar o uso de fontes renováveis de energia no Brasil, por apresentar perfeita integração e otimizar as infraestruturas necessárias para os parques eólicos e fotovoltaicos, promovendo despachos intermitentes.

Em 2019, o mercado brasileiro apresenta 11 GW instalados de energia gerada a partir da queima de diesel por geradores que podem ser substituídos por sistemas de armazenamento de energia. O montante equivale a quase metade da capacidade de geração de Itaipu e não abarca consumidores que hoje não possuem alternativas próprias de geração. A mudança para o BESS, além do ganho ambiental, promove um retorno do investimento imediato, com a redução de até 50% nos custos pela possibilidade de autogestão e saída do chamado horário de ponta.

Com mais 60 anos de experiência em acumulação de energia, a Moura oferece ainda o mais completo pacote de serviços, com um time de gestão dos sistemas pronta para atender todo o Brasil e Cone Sul, capacidade de distribuição, equipe técnica para instalação e manutenção e, principalmente, dimensionamento e modelagem dos projetos de engenharia dos futuros clientes, além de dispor de um modelo de logística reversa consagrado, alinhado com diretrizes internacionais e promovido há mais de 35 anos.

“Os sistemas de armazenamento entregam inteligência e autonomia na gestão da energia. Terão um papel transformador no mercado energético igual ao de smartphones para o mercado de telecomunicações. Não estamos oferecendo uma solução enlatada. O time da Moura hoje é capaz de elaborar todo o projeto do cliente, rodando uma análise completa de sua demanda e uso energético.  E, uma vez instalado, atuamos na gestão permanente dos sistemas, auferindo os resultados e encontrando oportunidades de melhoria no desempenho”, destaca o diretor Geral Comercial de Baterias Industriais e Armazenamento de Energia do Grupo Moura, Luiz Mello.

Outro diferencial é que a tecnologia dos sistemas de armazenamento de energia Moura nasceu no semiárido nordestino a partir do trabalho do ITEMM, maior parceiro tecnológico da empresa no Brasil e único Instituto de Ciência e Tecnologia do País com foco exclusivo em Pesquisa & Desenvolvimento para Sistemas de Acumulação de Energia. “O desenvolvimento dessa nova solução, capaz de mudar a forma como entendemos o uso da energia hoje, vai muito além da química aplicada nos sistemas. Estamos falando de toda a parte de hardware e, principalmente, de uma série de softwares embarcados, dotando os BESS de inteligência artificial para controlar e comandar os acionamentos e despachos. Ele se torna o cérebro do sistema nervoso energético do cliente”, explica o Diretor Executivo do ITEMM, Spartacus Pedrosa.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *