A digitalização tomou conta de nossas vidas. Por duas razões principais: valor que trazem para nossas atividades do cotidiano e pelo seu custo cada vez mais atrativo.

No setor elétrico dois são os principais parâmetros de custos incorridos pela cadeia de valor: kW capacidade e kWh energia.

Para consumidores empresariais e institucionais os medidores registram kW e kWh e assim são cobrados por estas duas grandezas.

Já os medidores residenciais apenas registram kWh. E dai? Na prática as tarifas embutem um valor “rateado” do kW por uma média.

Está mais do que em tempo de evoluir a medição. Para refletir a realidade de cada consumidor e assim viabilizar atitudes na direção do uso eficiente e parcimonioso da capacidade.


Metering: evolution is required

Digitization has taken over our lives. For two main reasons: the value they bring to our daily activities and their increasingly attractive cost.

In the electricity sector, two are the main cost parameters incurred by the value chain: kW capacity and kWh energy.

For business and institutional consumers the meters record kW and kWh and are thus charged accordingly.

Residential meters only register kWh. And so what? In practice, the kWh tariffs include a “prorated” value for the kW capacity..

It is high time to evolve. To reflect the reality of each consumer and thus enable attitudes towards efficient and parsimonious use of capacity.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *