Energia especial representa 72% das transações realizadas

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE concluiu a rodada de dezembro do Mecanismo de Venda de Excedentes – MVE, em que distribuidoras negociam sobras de energia com agentes do mercado livre. A operação negociou contratos de três, seis e doze meses de vigência, somando 495,4 MW médios anualizados, efetivados entre 10 distribuidoras e 36 compradores, que são comercializadores, produtores independentes e autoprodutores.

O certame contou com 50 ofertas de venda e 1.443 propostas de compra. O grande destaque do mecanismo, realizado em 12 etapas nos últimos dois dias, foi a negociação de 358 MW médios de energia especial, que representou 72% das compras e beneficiará o mercado livre. Deste montante, 217 MW médios foram vendidos ao preço de PLD + spread.

Confira os produtos negociados no MVE:

Sobre a CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).


 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *