É o mais recente salto da empresa para o jogo de veículos elétricos. O barco V20E movido à bateria da Jaguar acabou de quebrar um recorde de velocidade aquática.

Peter Dredge, o co-fundador da Jaguar Vector, pilotou o barco a uma velocidade de 142,6 km/h ao longo de 13km do lago Coniston Water, em Cumbria, Inglaterra. Suas velocidades quebraram o recorde anterior de 123,6km/h estabelecido dez anos atrás.

O pequeno e veloz barco foi desenvolvido com especialistas em corridas da Vector, junto com a Williams Advanced Engineering, da qual emprestou os componentes do trem elétrico. As especificações da bateria, do motor e do controle não são claras, mas a equipe usou hardware e tecnologia similares que a Jaguar usa na Fórmula E, a série de corridas de rua totalmente elétrica.

Esta pode ser a notícia mais empolgante da Jaguar sobre seu projeto de lancha rápida, mas dificilmente será sua primeira investida no transporte elétrico. A empresa está lentamente se distanciando dos motores de combustão tradicionais, até mesmo anunciando que eles vão parar completamente de produzir carros baseados em motores de combustão até 2020.

A empresa está no meio do lançamento de seu primeiro carro totalmente elétrico, o Jaguar I-Pace. E neste outono, um campo cheio de I-Paces competirá um contra o outro em uma série de corridas que ocorrerá antes dos eventos da Fórmula E. Talvez uma série de corridas de barcos elétricos também esteja no futuro da Jaguar.

Por mais difícil de acreditar que seja, o veículo a combustão está com seus dias contados e em breve estarão nos museus dos transportes de outrora, junto com as carruagens. O veículo elétrico chegou.


 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *