O conjunto de usinas fotovoltaicas, localizado no município de Ibiraçu, no Espírito Santo será responsável pela produção de energia elétrica para as agências do Sicoob ES

 

O secretário interino de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Paulo Menegueli, participou, nesta sexta-feira 9/8, da inauguração do maior complexo de geração de energia limpa e renovável do Estado, construído em parceria com a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) e a empresa ClianClic, para uso do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

O complexo será responsável pela produção de energia elétrica para as agências da cooperativa localizadas na área de concessão da EDP em todo o Espírito Santo. A produção máxima chegará a 140 mil kWh/mês, o que representa o abastecimento de aproximadamente 500 residências.

O vice-presidente do Sicoob ES, Arno Kerckhoff, ressalta que o investimento vai gerar a economia de cerca de R$ 85 mil por mês, além de propiciar a preservação do meio ambiente.

“A geração de energia limpa contribui para a redução de gastos e causa menos danos ambientais, evitando, por exemplo, a construção de barragens e a alteração do curso de rios e de nascentes”, destaca Kerckhoff.

PIONEIRISMO

Por meio dessa iniciativa, o Sicoob ES inova apresentando o modelo de compartilhamento da geração de energia por meio de uma cooperativa. Além das agências, os associados vão utilizar a energia produzida a partir das placas solares do complexo.

Inicialmente, 75 pessoas foram convidadas a participar do projeto piloto de compartilhamento, levando em conta critérios como tempo de associação, proximidade e interesse pelo projeto.

AMPLIAÇÃO

Nos próximos 12 meses, a produção deve ser ampliada por meio da construção de novas usinas, o que vai propiciar a inclusão de novos associados no sistema de energia compartilhada. O investimento total chegará aos R$ 35 milhões durante o período. Assim, a capacidade de atendimento vai aumentar para 2,5 mil residências ou estabelecimentos comerciais de cooperados ao Sicoob ES.

VANTAGENS

Regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2015, a geração compartilhada é aquela em que um grupo de pessoas usufrui a energia gerada pelo mesmo sistema.

Entre os ganhos, está a economia na conta de luz, que pode chegar a 80%. “O compartilhamento é um conceito que permeia o cooperativismo e que contribui para a construção de uma sociedade melhor. Todos os participantes desfrutam dos benefícios e das oportunidades disponíveis”, ressalta Arno Kerchkoff.

O Sicoob ES está inovando na forma de prestar serviços aos associados, que podem, por meio da união, ter acesso a diferenciais que vão além das soluções financeiras, com custos menores. Segundo os diretores da cooperativa, entre os objetivos está o fortalecimento do vínculo da instituição com os seus cooperados

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *