Preço da energia para Indústria pode cair 40% em 2 anos
PIB Industrial deve crescer 8,4%
Proposta foi apresentada por Guedes
O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que o preço da energia para a Indústria poderá cair 40% em de dois anos. O governo apresentou ontem ,24/6, as diretrizes para abertura do mercado de gás natural. As medidas foram discutidas no âmbito do programa “Novo Mercado de Gás”. A resolução será publicada após análise e aprovação do presidente Jair Bolsonaro.
A resolução aprovada ontem pelo CNPE – Conselho de Política Energética- , segundo a nota, objetiva intensificar a desverticalização em toda a cadeia de gás natural. O Conselho recomendou que a Petrobras indique quanto da capacidade dos gasodutos de transporte a empresa utilizada em cada ponto de entrada e saída de gás. A ideia é que a capacidade ociosa, cerca de 36%, seja usada por outros agentes.
A aplicação das medidas dependem de acordo realizado entre a Petrobras e o Cade -Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A expectativa é que o órgão antitruste aprove, em 26/6, a celebração de um TCC – Termo de Cessação de Conduta- com a empresa.
A Petrobras se comprometeria, por exemplo, a vender participações acionárias em gasodutos e distribuidoras estaduais –a empresa é acionária em 20 empresas de 26 por meio da Gaspetro. Em troca, se livraria de multas bilionárias por conduta anticompetitiva no mercado de gás.
Fonte: Poder 360 e Correio Brasiliense