Home>Opinião>Geração eólica menor do que a geração solar?
Opinião

Geração eólica menor do que a geração solar?

Linkedin |

Seria praticamente impossível pensar nesta situação, uma vez que a capacidade máxima de geração dos dois sistemas são muito diferentes (uma relação de aproximadamente 17X1). Só que a geração de hoje me causou, no mínimo, estranheza! Entre 09:00 e 12:00 de hoje, dia 23 de fevereiro, a geração solar estava mais alta do que a eólica, segundo dados da ONS.

A explicação está na circulação dos ventos, obviamente, mas em uma situação ímpar. Estamos com uma frente fria parada no mar, com um ciclone extratropical associado, entre Rio de Janeiro e Espírito Santo. Isso fez com que o vento na costa do Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Pernambuco ficasse muito abaixo do normal, pois o vento está soprando de quadrante norte/nordeste, tangenciando a costa e enfraquecendo a geração eólica. A

lém disso, durante a madrugada e manhã, com o vento terral (brisa terrestre), a geração ficou ainda menor. Nas demais eólicas do leste nordestino havia mais vento, só que mais fracos do que o normal, e nas eólicas do norte nordestino há muitas nuvens e áreas de chuva (ou seja, circulação de ventos enfraquecida). O resultado vemos nos gráficos da ONS abaixo.

Só para termos a noção do quanto está gerando pouco, no ano passado, durante o período seco, a geração eólica chegou a bater cerca de 8GW em um dia.


Por Alexandre Nascimento – Mestre em Meteorologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *