Há um conflito (velado, ao melhor estilo brasileiro) envolvendo notadamente projetos de energia solar e a cobrança (ou não) da demanda, para que a rede pública local seja usada

Os empreendedores/clientes de energia solar procuram caracterizar seus projetos de modo a escaparem da cobrança de demanda.

Mas, quem estaria com a razão?

É simples e fácil. Se o uso da rede pública interessa para o cliente então tem valor. Viabiliza o “net metering” . E por isto deve ser remunerada.

Qual é o abacaxi?

Enquanto este assunto não for pacificado com equilíbrio, são todos os “outros” que pagam pelos benefícios que os empreendedores/clientes obtém.

Um erro sistêmico que deve ser corrigido.


Distributed generation and kW demand collection

There is a conflict (veiled, in the best Brazilian style) involving notably solar energy projects and charging (or not) kW demand, when the local grid is used.

Solar energy entrepreneurs/customers seek to characterize their projects in such a way as to escape demand collection.

But, who is right?

It’s simple and easy. If the use of the grid is of interest (net metering) then it has value. And accordingly should be remunerated.

What is the challenge?

As long as this matter is not settled with balance, it is all “others” who pay for the benefits that entrepreneurs/clients get.

Because… there is an amortization cost (grid) involved.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *