A GE Renewable Energy fechou acordo com a Emrgy Inc. para oferecer a inovadora solução de microgeração hidrelétrica da empresa, a Micro Hydrokinetic, composta por turbinas modulares que aproveitam a força da água para gerar energia, resultando em geração distribuída a partir de uma fonte limpa. Com a parceria, as turbinas hidrelétricas da Emrgy serão fornecidas pela GE Renewable Energy, que também passa a oferecer o produto em seu portfólio de soluções hidrelétricas em mercados selecionados ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

A nova solução é destinada à geração de energia com o aproveitamento dos canais de água, geralmente utilizados para transposição e irrigação. Trata-se de um produto modularizado, composto por uma ou duas turbinas com potências de 5kW a 15kW, geradores e componentes elétricos. A “micro hidrelétrica” pode ser conectada à rede elétrica de distribuição, utilizada para alimentação de bombas de irrigação, serviços auxiliares, fornecimento de energia a populações ribeirinhas, entre outras utilidades.

A parceria também resulta na criação de uma nova linha de negócios para a GE Renewable Energy com foco em soluções para a geração hidrelétrica distribuída de até 1 MW. A cadeia de suprimentos e a expertise na área de vendas da GE Renewable Energy no mercado de energia possibilitarão preços competitivos com um custo nivelado de energia, quando comparado a outras fontes renováveis. A GE fica responsável pela aquisição, montagem, transporte, instalação e distribuição da solução. Já a Emrgy cuida de toda a parte tecnológica, incluindo design, engenharia, simulações e testes.

“O acordo com a Emrgy destaca o rápido crescimento de tecnologias para o mercado de geração distribuída de energia no Brasil e mostra o compromisso da GE Renewable Energy em tornar a produção de energia ainda mais flexível, confiável e economicamente viável”, destaca Cláudio Trejger, Diretor Comercial e Líder do negócio de Hydro da GE Renewable Energy na América Latina.

“A GE conhece muito bem os recursos utilizados para levar energia aos consumidores brasileiros e expandir esse amplo portfólio usando uma tecnologia única como a da Emrgy é uma nova oportunidade de negócio e uma solução muito interessante que podemos oferecer às empresas no Brasil”, afirma Emily Morris, fundadora e CEO da Emrgy.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, o Brasil já ultrapassou a marca de 1 GW de potência instalada em micro e minigeração distribuída de energia. A fonte mais utilizada é a solar fotovoltaica, com 82.600 micro e mini usinas e cerca de 870 MW de potência instalada. Em segundo lugar, aparece a produção por centrais geradoras hidrelétricas (CGHs), com 86 usinas e 81,3 MW de potência.


 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *