A escalada e volatilidade dos preços do petróleo fez surgir a proposta de criação de um fundo para mitigar as variações importantes de sua cotação.

Claro, evitar grandes flutuações é ótimo. Mas, quanto custará? Como será pago? Será que valerá a pena?

Antes de decidir será desejável que respostas de qualidade sejam dadas a estas perguntas.

Com toda a experiência que o Brasil teve e tem de gestão da coisa pública, será que o melhor caminho é este de o Governo “tomar conta” deste negócio?

Não seria mais interessante que houvessem instrumentos financeiros que pudessem ser contratados por quem (pessoas físicas ou jurídicas) desejasse proteção?


Is an “oil” fund (Brazil) interesting?

The rise and volatility of oil prices led to the proposal to create a fund to mitigate the significant variations in its prices.

Of course, avoiding large fluctuations is great. But how much will it cost? How will it be paid? Will it be worth it?

Before this decision it will be desirable to have quality answers to these questions.

With all the corruption experience that Brazil has had in public affairs, is this the best way for the Government to “take care” of this business?

Wouldn’t it be more interesting if there were financial instruments that could be contracted by whom (individuals or companies) wanted protection as opposed to a state owned “universal” solution?

 


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *