Home>Price & Strategy>Clima>Forte frente fria chega ao BR no fim de semana
Clima Price & Strategy

Forte frente fria chega ao BR no fim de semana

Climatempo |

Acesse a notícia original aqui.

primeiro fim de semana do outono de 2018 será marcado pela chegada de uma forte frente fria. As simulações atmosféricas feitas em supercomputadores estão indicando que a massa de ar polar associada a esta frente fria é de forte intensidade, com características de outono, com potencial para provocar uma acentuada queda da temperatura por onde passar. Será a massa polar mais forte de 2018, até agora.

choque térmico entre este ar frio com a atmosfera muito quente que predomina sobre o Brasil, o Paraguai, Uruguai, norte e leste da Argentina e Bolívia vai contribuir para o desenvolvimento de nuvens de tempestade no fim de semana.

A chegada desta forte massa de ar frio de origem polar vai gerar também uma acentuada diferença de pressão atmosférica durante o sábado entre o centro da Argentina, o Paraguai e o Brasil. Esta é uma situação muito propícia para ocorrência de ventania, de rajadas de vento extremamente fortes, que pode passar dos 100 km/h.

Impactos no Brasil e países vizinhos

Ventania, chuva muito volumosa, grande quantidade de raios e queda de granizo podem ocorrer no primeiro fim de semana do outono nos estados do Sul do Brasil. Porém, a chuva e os ventos mais preocupantes são esperados para o Rio Grande do Sul.

A situação de tempo severo com chuva intensa, ventania e granizo deve ser sentida já partir da noite da sexta-feira sobre o centro-leste da Argentina e no Uruguai, mas é no sábado 24 de março, que as fortes áreas de instabilidade desta frente fria se espalham para o norte da Argentina, Bolívia e Paraguai.

No Brasil, além da Região Sul, as áreas dos estados de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso próximas das fronteiras com o Paraguai e a Bolívia também vão sentir os impactos desta frente fria. Há risco de tempestades durante a noite do sábado, mas principalmente durante o domingo.

O estado de Rondônia também terá chuva forte e ventos fortes associados com esta frente fria

Queda da temperatura

Embora forte, a massa de ar polar desta frente fria vai ter muita dificuldade para vencer a barreira do ar muito quente que predomina sobre o Brasil.

Uma forte queda da temperatura está sendo esperada no domingo sobre quase toda a Região Sul, o centro-sul e o oeste de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. Áreas de Rondônia e do Acre podem sentir uma friagem atípica, rara em março, por causa da passagem desta massa polar.

Porém, o ar frio polar não terá grande impacto nas demais áreas o Centro-Oeste e nem no Sudeste.

 

 

 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *