Contratar energia competitivamente e consumí-la eficientemente requer o emprego de práticas consagradas de engenharia e de gerenciamento de soluções . Só intuição, não é suficiente para estar na dianteira do mercado.

A diferença entre uma posição de ponta e a vala comum, está na liderança. Lógico ! Pelo simples fato de que R$/MWh contratado e MWh consumido/atividade produtiva de destaque apenas são alcançados e mantidos se houver um esforço diligente, na direção certa.

No Brasil a situação típica é a de gente técnica, mais próxima do chão das operações, “tratar deste assunto”. E por isto mesmo é que via de regra há muito por ser feito em relação a oportunidades para serem identificadas e exploradas.

Líder é aquele que estimula a equipe a descobrir alternativas, analisá-las (vantagens, desvantagens e riscos associados) para então partir para uma decisão bem informada.

Qual é a situação de sua empresa ou instituição a este respeito?


Energy: are you a leader ?

Contracting energy competitively and consuming it efficiently requires the use of well-established engineering and management practices. Just intuition, is not enough to be at the forefront of the market.

The difference between a leading position and the “common ditch” depends on the contracted $/MWh and MWh consumed/productive activity.

In Brazil the typical situation is that of technical people, closer to the ground of operations, “deal with this matter”. That is why there is a long way to go in relation to opportunities to be identified and exploited.

The leader is the one who encourages the team to discover alternatives, analyze them (advantages, disadvantages and associated risks) and then move on to a well-informed decision.

What is the situation of your company or institution in this regard ?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *