Home>Power News>Energia solar fotovoltaica é alternativa contra custos altos de eletricidade
Power News

Energia solar fotovoltaica é alternativa contra custos altos de eletricidade

1News |

Acesse a notícia original aqui.

Para facilitar a decisão, o mercado oferece a cada dia novos aparelhos capazes de serem abastecidos pela luz do sol. E o governo prepara medidas para facilitar mais ingressos ao sistema.
Ar-condicionado, baterias para smartfones e para residências começam a ser produzidos de modo a utilizar este tipo de energia renovável.
Outro produto aguardado no mercado, o carro movido a energia solar enfrenta ainda problemas de custo. Para lançá-los, As montadoras aguardam a redução dos preços das baterias.

São Paulo reduz imposto para a energia solar

Em São Paulo, o governador Geraldo Alkimin assina decreto e concede isenção de ICMS componentes de geração de energia solar fotovoltaica para prédios públicos. O secretário estadual da Fazenda de São Paulo, Helcio Tokeshi, diz que reduzir o ICMS dos componentes incentiva o setor econômico na produção dos itens necessários. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), os estados que mais produzem eletricidade de modo limpo são Minas Gerais, seguido do Rio Grande do Sul e São Paulo. Mais o ranking pode sofrer alteração. No Piauí, o governo adota parceria público-privada para expandir a oferta e a produção de eletricidade através da geração de energia solar no estado. O projeto visa a implantação de miniusinas e transformar o Piauí em um estado modelo em energias renováveis.

Indígenas produzem mais graças à energia solar

Desde dezembro de 2017, indígenas do Acre contam com energia elétrica de fonte limpa. A aldeia Raimundo Vale, do povo Arara, em Porto Walter, participa do projeto responsável pela instalação de painéis solares nas habitações da aldeia.
O projeto abastece de energia renovável 39 famílias de três aleias, além da indústria local. Uma cooperativa especializada na extração do cocão – fruto típico local – usa a energia em suas máquinas. Graças à energia solar, os integrantes aproveitam a extração do fruto sem agredir a natureza.

Energia solar: Senado analisa incentivos

Aderir à energia renovável pode ficar ainda mais fácil. Projeto do senador Wilder Morais (PP-GO) pretende facilitar a exploração da energia solar por consumidores. Ele é autor do PLS 204/2014, que se for aprovado, obriga as operadoras e permissionárias de distribuição de eletricidade a aplicar receita em projeto de microgerador para consumidores sociais. A matéria segue em tramitação no Senado Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *