Importantes subsídios viabilizaram a escalada exponencial que se observa no Brasil da penetração da energia solar fotovoltaica.

Do lado do de quem investe, a equação financeira ficou mais favorável, pois o fluxo de caixa descontado pode mostrar um bom resultado.

Do lado das concessionárias a equação ficou pior. A rede pública é usada como backup (sem o pagamento associado) e para agravar, um cliente que antes era um consumidor “pleno” agora passa a ser parcial.

Do lado dos consumidores que não adotaram a energia solar, houve um aumento de tarifas para compensar os subsídios concedidos.

E ainda há um outro fator. Nos países em que se adotou massivamente a energia solar, surgiu a “curva do pato” que mostra a forte rampa, no final da tarde, da demanda junto à rede pública (quando diminui/termina a insolação), exigindo investimentos extras para mitigar este fenômeno.


Brazil: is PV in the right track ?

Significant subsidies have enabled the exponential rise observed in Brazil of the PV penetration.

On the investor’s side, the financial equation has become more favorable because the discounted cash flow usually shows a good result!

On the concessionaire side, the equation got worse. The public grid is used as a backup (without the associated payment) and to aggravate, a customer who was previously a “full” consumer now becomes partial.

On the side of consumers who did not adopt PV, there was an increase in tariffs to offset the subsidies granted by the regulator to thosee who went for it.

And there is yet another factor. The “duck curve” shows a strong public grid’s demand climb in the late afternoon, requiring extra investments to mitigate this phenomenon.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *