A energia solar fotovoltáica instalada nos telhados veio para ficar. Muitos donos de casas gostam da solução e os que tem os recursos necessários para fazer o investimento viabilizam a solução.

Mas surge um desafio que deve ser resolvido e, principalmente, pago. É o papel de “backup” da rede pública. Que sempre entra quando o sistema solar não produz o suficiente para completar o que falta para atender a carga. Seja no inicio da manhã, no final da tarde, à noite e mesmo num dia nublado.

Sem a rede pública, de retaguarda, não haveria como viabilizar competitivamente, o sistema solar.

No mercado da energia elétrica esta função de “capacidade” é tratada pela tarifa de demanda e designada em R$/kW.

O ponto que pretendo defender é a necessidade de o morador da casa pagar pela capacidade. É um custo existente no mundo real, especialmente no sistema elétrico brasileiro, que não apresenta a robustez de outros paises.

Diferente disto, ficará mais um tipo de subsidio em que todos os demais pagantes de contas de energia pagarão de fato.


Solar power and grid capacity

The photo voltaic solar energy rooftops is a reality. Homeowners who like the solution and do have the associated financial resources go for it given its cost effectiveness.

But a challenge arises that must be solved and, above all, paid for. It is the public grid’s backup role. When the solar system does not produce enough be it in the early morning, late afternoon, at night and even on a cloudy day.

Without the public grid there would be no way to make the solar system viable in a competitive fashion.

In the electric energy market this “capacity” function is treated by the demand rate and designated in USD/kW.

The point I want to make is the need for the householder to pay for this capacity because it is an existing cost in the real world. Especially in the Brazilian power system which is not as robust as in other countries where solar flourished.

Other than that, it will be another type of subsidy that all other energy users will actually pay for.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.