Dirigentes de empresas e instituições tem a incumbência estatutária de criar estratégias também na área de energia, já que geralmente se trata de um custo Top 10 ou até mesmo Top 5.

Considerando as condições do mercado de energia brasileiro e das instituições do setor, em que “apostar”: preços subindo, estacionários ou descendo?

E aqui que surge o desafio. Os riscos a que as apostas estão expostas.

Por exemplo. se o cenário escolhido for o do aumento de preços e isto não se confirmar. Soluções de eficiência energética que tivessem disso contratadas, não resultarão no retorno previsto.

Ou ainda o contrário. A aposta seria por uma redução de preços e a decisão foi por não investir em eficiência energética, por falta de viabilidade.

No centro da questão está a identificação e mitigação de riscos. Valerá a pena explorar este tema pois as diferenças de resultados podem ser enormes!


Energy (Brazil): what’s the most likely scenario?

Corporate and institutional upper managers have the statutory mandate to create energy strategies, as this is usually a Top 10 or even Top 5 cost.

Considering the ongoing situation in Brazil and the institutions of the power sector, what to “bet on”: prices rising, stationary or falling?

And here comes the challenge. The risks to which bets are exposed.

For example. if the scenario chosen is of a price increase and this is not confirmed. Solutions (contracted) of energy efficiency will not result in the expected return.

Or the opposite. The bet would be for a price reduction and the decision was not to invest in energy efficiency, for lack of viability.

At the heart of the issue is risk identification and mitigation.

It will be worth exploring this theme as the differences in results can be huge!


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *