Capturar oportunidades é essencial para ser competitivo na área de energia.

O desafio começa pela necessidade de saber identificar as oportunidades. Na sequência compará-las para descobrir vantagens, desvantagens e riscos associados.

Então do que se trata? Temos medo de decidir!

Na minha experiência de consultoria de mais de 30 anos, poucas vezes vi gente com o perfil de sugerir na linha da firme tomada de decisões. A situação mais comum é a procrastinação. E nossos técnicos, gerentes e mesmo diretores são craques em achar “bons motivos” para “deixar para depois”.

Enquanto isso seguiremos fechando negócios “mais caros”. A realidade nua e crua: esperar, na maioria das vezes significa custar mais caro.


Energy: what is our weak point?

Capturing opportunities is essential to be competitive in the area of energy.

The challenge begins with the need to know how to identify opportunities. Then compare them to discover the advantages, disadvantages and associated risks.

So what is it about? We are afraid to decide!

In my consulting experience of more than 30 years, I have rarely seen people with the profile of suggesting in the line of firm decision-making. The most common situation is procrastination. And our technicians, managers and even upper managers are good at finding “good reasons” to “leave it for later.”

Meanwhile we will continue closing “more expensive” deals. Simply because decision makers don’t control the market!


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *