A engenharia de energia é uma área do conhecimento muito bem estabelecida. Não há realmente mistérios.

As soluções técnicas, financeiras e de gestão são de domínio da comunidade que lida com negócios de energia.

Então onde está o desafio?

Nas “condições de contorno”. São as exigências estabelecidas para que soluções técnicas tenham como prosperar, que as formas de viabilizar a equação financeira se encaixem no figurino do cliente e que o gerenciamento em curto, médio e longo prazos esteja consistente com a sua cultura.

O que descobri na minha vida de consultor, é que as condicionantes representam o maior desafio. Cada empresa ou instituição precisa descobri-las para poder evoluir, e identificar as “oportunidades” passíveis de captura.

Se desejar explorar os negócios de energia com esta abordagem das “condicionantes”, entre em contato comigo para percorrer um caminho instigante e potencialmente muito valioso!


Energy: boundary conditions

Energy engineering is a very well-established area of knowledge. There are no real mysteries.

Technical, financial and management solutions are super well established.

So where’s the catch?

In the “boundary conditions”. It is about the requirements for technical solutions to thrive, ways to make the financial equation fit into the client’s profile, and that short, medium and long-term management is consistent with its culture.

What I discovered in my life as a consultant is that these boundary conditions represent the greatest challenge.

Each company or institution needs to discover them in order to evolve, and identify the “opportunities” that can be captured.

If you would like to explore this “conditioning” approach, make sure to contact me to take a thought-provoking and potentially very valuable path!


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *