Sejam duas casas de padrão médio.

Uma delas é equipada com 2 chuveiros elétricos convencionais de 5kW cada e outra com um aquecedor de acumulação elétrico de 100 litros de 1,5 kW.

Para aquecer a água consumida em banho as duas apresentam a mesma quantidade de energia requerida, de 150 kWh/mês.

A diferença entra elas é unicamente a potência demandada da rede.

A que tem chuveiros elétricos, a demanda é de 10 kW para os chuveiros mais 1 kW para o restante das cargas, resultando em 11 kW.

A do aquecedor tem uma demanda de 1,5 kW mais 1 kW para o restante das cargas, resultando em 2,5 kW.

As duas pagam exatamente a mesma conta mensal à concessionária, já que a tarifa é somente cobrada em R$/kWh de energia consumida.

Para a concessionária entretanto, há uma enorme diferença pois atender uma demanda de 11 kW requer investimento 4,4 vezes a que demanda 2,5 kW.


Energy: what’s smarter?

Let us consider two medium sized households.

One is equipped with 2 conventional electric showers of 5 kW each and the other with a 100 liter electric tank heater of 1.5 kW.

To heat the water consumed, both require the same amount of energy. 150 kWh/month.

The difference between them is only the power demanded from the electric utility’s grid.

The one with electric (instant) showers, the demand is 10 kW for the showers plus 1 kW for the rest of the loads, resulting in 11 kW.

The other with the tank heater demands 1.5 kW plus 1 kW for the rest of the loads, resulting in 2.5 kW.

Both pay exactly the same monthly bill to the concessionaire, since the tariff is only charged in $ /kWh of energy consumed.

For the concessionaire, however, there is a huge difference – as meeting a demand of 11 kW requires an investment 4.4 times that of 2.5 kW.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *