Talvez um dos mais importantes desafios que empresas e instituições tenham pela frente na área de energia é descobrir “do que se trata”.

A situação mais frequente que encontrei na minha vida de consultor para assuntos de energia é de o cliente ter “esgotado” internamente as oportunidades que possam trazer resultados adicionais, considerando a sua lista de exigências para que “projetos decolem”.

É precisamente aqui que surge o conflito. Raramente há abertura (de verdade) para pensar fora da caixinha. A atitude prevalente é “defender” com unhas e dentes tudo que foi e/ou está sendo feito.

O consultor é a “ferramenta” para lidar com esta “dicotomia” entre a preferência interna por manter tudo como está e as oportunidades que devem ser prospectadas para alcançar um novo e melhor patamar de custos e gestão de riscos.

Por isto mesmo a consultoria externa, independente, é para poucos. A maioria adora não ser “perturbada” por um chato de fora. Mas o preço acaba saindo muito caro pois trata-se do custo de oportunidade.


Energy: Conflicts Identification and resolution

Perhaps one of the most important challenges facing companies and institutions in the field of energy is finding out “what it’s all about.”

The most frequent situation I have encountered in my life as an energy consultant is the client having internally “exhausted” the opportunities that can bring additional results.

It is precisely here that a conflict arises. Rarely is there (really) an open mind “to think outside the box”. The prevalent attitude is to “defend fiercely” everything that has been and is being done.

The consultant is the “tool” to deal with this “dichotomy” between the internal preference to keep everything as it stands and the opportunities that should be prospected to achieve a new and better cost and risk management scenario.

For this reason independent external consulting is for just a few. Most love not being “disturbed” by an annoying outsider. But the price turns out to be very expensive because it is about the cost of opportunity.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.