A tradição é a de se escolher uma determinada fonte para atender a uma necessidade identificada, seja em escala de sistema como em caso de um consumidor individual.

Nesta linha se encaixam as fontes tradicionais das grandes usinas centralizadas assim como as distribuídas.

Nos países desenvolvidos está surgindo com força soluções híbridas, combinando fontes (por exemplo solar, eólico e armazenamento a baterias).

Este arranjo, hibrido, permite enfrentar uma lista de desafios incluindo a intermitência das fontes, o ajuste da demanda da carga vis-à-vis a oferta, arbitragem de custos entre fontes, etc.


Energy: High time for hybrids!

The tradition is to choose a specific source to meet an identified need, whether on a system scale or an individual consumer.

This line fits the traditional sources of large “centralized” plants as well as those “distributed”.

In developed countries, hybrid solutions are emerging, combining sources (for example solar, wind and battery storage).

The hybrid arrangement makes it possible to face a list of challenges including the intermittency of the renewable sources, the adjustment of the load demand vis-à-vis the supply, arbitration of costs among sources, etc.

A new world is opening up! Very welcome for a list of new opportunities!


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *