As tarifas horárias e todas as definições associadas foram instituídas há mais de 30 anos.

Mas agora a curva de demanda do país mostra mudanças. Os horários convencionados de ponta e fora de ponta não estão aderentes à realidade atual.

Vi diversos dias em que a demanda máxima do dia ocorreu no meio da tarde, horário tido como fora de ponta pela regulação.

A sugestão que apresento é a de redefinir:

1.  Estender o horário de ponta por mais horas por dia

2.  Criar um horário intermediário, entre ponta e fora de ponta atuais

3.  Redimensionar o valor das tarifas para estes três períodos

Assim, as definições ficam adequadas aos registros físicos observados e o estimulo pelo sinal tarifário corresponderá a ações que redundarão em benefício real para todos, ofertantes e demandantes de energia.


Time of use rates in Brazil

The hourly rates and all associated definitions were instituted more than 30 years ago.

But now the national demand curve of the country shows changes. The conventions of peak and off-peak are no longer adhering to the current reality.

My suggestion :

1.  Extend peak hours for more hours per day

2.  Create an intermediate rate between current peak and off-peak

3.  Accordingly recalculate the value of the rates

Thus, the definitions will be adequate to the observed physical records. In the same token, will  stimulate actions that will bring real benefits to all, suppliers and consumers of electric power.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *