Vivemos em nosso país em uma outra ordem de grandeza.

Especialmente em relação ao “timing”. Nossa escala de tempo é muito particular e especial.

Nos países mais avançados a percepção dos desafios é mais sensível e a necessidade de enfrentá-los mais urgente pois o pano de fundo é sempre a competitividade.

Os programas como resposta à demanda, eficiência energética, “bring your on device”, carga dos veículos elétricos, ofertas e implantação de tarifas horárias são concebidos e ofertados em meses.

Aqui no Brasil inexiste o “senso de urgência”. Entre identificar oportunidades/problemas e transformá-las em programas/soluções há um “lapso” de anos.

No campo empresarial o mesmo ocorre. A velocidade com que as oportunidades na área de energia transitam nas hierarquias é medida em muitos meses, até mesmo anos. Trata-se de nosso perfil cultural.

Está mais que na hora de mudar. Para sobreviver neste mundo tão competitivo.


Energy and “order of magnitude” in Brazil

We live in our country in another order of magnitude.

Especially in relation to “timing”. Our time scale is very particular and special.

In more advanced countries, the perception of challenges is more sensitive and the need to face them more urgent because at stake it is always about competitiveness.

Programs such as demand response, energy efficiency, “bring your on device”, electric vehicle charging, time o fuse rates, are designed and offered in months.

Here in Brazil there is no “sense of urgency”. Between identifying opportunities/problems and turning them into programs/solutions there is a “lapse” of years.

The same occurs in the private business arena. The speed with which opportunities in the energy sector move through hierarchies is measured in many months, even years. This is our cultural profile.

It’s time to change. To survive in such a competitive world.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *