No setor da energia elétrica há uma lista de temas que foram empurrados com a barriga ostensivamente, por anos a fio, e que precisariam ser resolvidos para dar uma chance real para o país.

Adicionalmente haveria que estabelecer decisões de todos os órgão oficiais embasadas em mérito de custos e não em critérios subjetivos principalmente quanto aos subsídios tarifários, que transferem ônus para a grande maioria em favor de bônus para uma pequena minoria.

A estratégia geral deveria estar atrelada a exigência de partida, de que os custos totais de energia em R$/MWh deveriam estar competitivos em relação aos demais países, particularmente os BRICS (Brasil, Índia, China e Africa do Sul).

Será que o novo governo terá coragem e desprendimento para virar a mesa assim como se faz necessário ?

Espero que sim !


Energy and the new Brazilian government

In the electric power sector there is a list of themes that were ostensibly not addressed for many years and that would need to be resolved to give the country a real chance.

In addition, it would be necessary to establish decisions of all the official bodies based on costs and not on subjective criteria, mainly with respect to subsidies, which transfer costs to the large majority of the people in favor of bonuses for a small minority.

The overall strategy should be tied to the assumption that total energy costs in USD/MWh should be competitive namely to the other countries, particularly the BRICS (Brazil, India, China and South Africa).

Will the new government have the courage and detachment to turn around the situation ?

I hope so !


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *