O grosso de tudo que é pago pelos consumidores (residenciais, empresariais e institucionais) é estabelecido pela regulação sendo praticamente inflexível.

Para piorar, uma parte importante da cadeia de valor está nas mãos oficiais, principalmente de estados e da federação.

Com estas duas condicionantes principais em jogo, resulta um quadro desolador, sem criatividade, sem iniciativa para melhorar. Não é por coincidência que o Brasil é o lanterninha entre os BRICS em relação ao custo pago em USD/MWh. Há anos a fio!

A virada deveria ser com a monetização. Bonificar o consumidor por ações que tragam um ganha-ganha. De um lado aliviando a demanda nacional e de outro repartindo generosamente os benefícios.

Ou então continuaremos perdendo a batalha dos custos, pois nossos concorrentes diretos estão muito melhores que nós!

E então, o que preferiremos?


Energy: it is necessary to “monetize”

The bulk of everything that is paid by consumers (residential, corporate and institutional) is established by regulation and is practically inflexible.

To worsen an important part of the value chain is in the official hands, mainly from states and the federation.

With these two main constraints at stake, a bleak picture results, without creativity, with no initiative to improve. It is no coincidence that Brazil is a laggard among the BRICS with respect to the cost paid in USD/MWh. For years in a row!

Monetization might be the turning point. Pay a hefty bonus to the consumer for actions that bring a win-win. On the one hand, alleviating the national demand and on the other hand, generously sharing the benefits.

Or else we will continue to lose the cost battle as our direct competitors are much better than us!

So what do we prefer?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *