Energia: como você avalia a sua empresa?

Na minha experiência de consultoria para assuntos de energia deparei-me com duas situações extremadas.

Aqueles casos em que o cliente manifesta o desejo de que o consultor atue especificamente em um assunto bem delimitado, focando em questões por ele escolhidas.

Na outra ponta, o cliente lança um desafio: qual o diagnóstico das oportunidades que potencialmente poderiam ser prospectadas e capturadas?

“O cliente sempre tem razão” é o chavão mais comum que existe! Acredito entretanto que aqueles que abrem a questão pedindo para o consultor explorar as suas opções geralmente se surpreendem com as descobertas.


Energy: How do you rate your company?

In my energy consulting experience I have come across two extreme situations.

Those cases where the client expresses the desire for the consultant to act specifically on a well-defined subject, focusing on very precise issues.

At the other end, the customer poses a challenge: What is the diagnosis of the opportunities that could potentially be prospected and captured?

“The customer is always right” is the most common buzzword there is! I believe, however, that those who open the question by asking the consultant to explore their options are often surprised by the findings.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *