Há décadas estamos na rabeira do mercado (ref. BRICS) quanto aos custos de energia elétrica.

Uma boa parte das empresas ofertantes é controlada pelo Poder Público com resultados péssimos. Os dirigentes de nossas instituições são fracos – não focam na questão central que no mundo moderno é competitividade da oferta e um sólido atendimento da demanda.

Apresento uma sugestão: chamar executivos do setor de energia dos países desenvolvidos para substituir os nossos compadres. Profissionalizar em regra. Trazer meritocracia para a nossa realidade.

Está mais do que em tempo colocar gente que tem perfil de resultados efetivos. Há uma lista de países com dimensões continentais como o Brasil, que possuem uma diversidade de fontes disponíveis, que apresentam complexidades das mais variadas mas que conseguiram alcançar e manter resultados bem melhores que o Brasil.

Teríamos coragem, iniciativa, desprendimento. audácia e criatividade para explorar esta possibilidade?


Energy: How to turn around the situation in Brazil?

For decades we have been at a laggard in the market (ref BRICS)with respect to power costs.

A large part of the supply side is controlled by the Government with such bad results. The C level of our institutions are weak – they do not focus on the central issue that in the modern world is competitiveness.

I have one suggestion: call on energy executives from developed countries to replace our ongoing “leaders”. Professionalize the whole command chain. Bring meritocracy to our reality.

It is high time for a change.There is a list of countries with continental dimensions such as Brasil, which have a variety of sources available, which have a variety of complexities but have managed to achieve and maintain much better results than Brazil.

Do we have courage, initiative, detachment. boldness and creativity to explore this possibility?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.