Talvez o desafio mais incrível que sempre tenho pela frente ao prestar consultoria para empresas e instituições – sejam ofertantes ou demandantes de energia – é a fase da descoberta.

Descobrir o que pode trazer resultados considerando as condicionantes envolvidas, técnicas, financeiras, de gestão, legais, dos processos decisórios e da cultura do cliente.

Na sequencia, soluções robustas e que atendam aos interesses e conveniências de cada caso requerem a participação pró-ativa dos escalões executivos e dos operacionais. Do contrário geralmente não trazem os resultados esperados.

A mensagem que deixo para 2020 é: valorizar a descoberta, aproveitando a experiencia de um consultor independente. Depois, para fazer acontecer, é algo que pode ser viabilizado empregando o “estilão” reinante em cada cliente


Energy: How to do more and better? 

Perhaps the most incredible challenge I ever face when consulting for companies and institutions – is the discovery phase.

Find out what can bring results by considering the technical, financial, management, legal, decision making processes and customer culture constraints involved.

In the sequence, robust solutions that meet the interests and conveniences of each case require the proactive participation of the upper management and operational levels.

The message I leave for 2020 is: value discovery by leveraging the experience of an independent consultant.


Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *