No passado, não muito distante de empresas e instituições, uma boa liderança se caracterizava por estar atenta às novidades que o Governo oferecia para capturá-las e assim realizar bons resultados.

Atualmente, há uma mudança importante a se considerar: um rol de alternativas oferecidas pelo mercado, que mesclam oportunidades técnicas, financeiras e de gestão e que incluem a contratação de fontes e seu uso eficiente.

O que antes era um desafio para um engenheiro mas próximo das operações, agora é um quebra-cabeça complexo que está na mesa de um diretor estatutário.

A boa notícia é que as soluções podem ser modeladas conforme o gosto, o apetite ao risco e exigência de competitividade que cada consumidor se coloca.

Um novo mundo está se abrindo!


Energy (Brazil): new leadership roles

Up to the recent past, companies and institutions’ good leadership was characterized by being attentive to the Government offers, capture them and achieve great results.

Currently, there is an important change to consider: a list of market driven alternatives that mix technical, financial and management opportunities and that include the contracting of energy sources and their efficient use.

What was once a challenge for an engineer usually close to operations, is now a complex puzzle that is on the table of an upper manager.

The good news is that solutions can be modeled according to taste, appetite for risk and competitive demands that each consumer sets up.

A whole new world is there to be discovered and explored.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *