A percepção clássica é a da geração de energia próxima da carga como sendo a mais eficiente. Mas há um outro olhar, associado a custos marginais que merece ser considerado.

Medido em R$/kW instalado , o investimento em distribuição é bem menor que o da geração. Seja de grandes usinas, distantes dos centros de carga ou de geração distribuída como solar por exemplo.

O que pretendo colocar “no prelo” é uma constatação. Atividades que venham a aumentar o fator de carga da geração provavelmente terão um resultado econômico muito mais atrativo do que as alternativas.

Claro, a geração distribuída terá sempre o seu espaço. Mas…se há a possibilidade de comparar a ampliação da oferta por custos marginais vis-à-vis  investimentos novos em geração distribuída, o melhor é descobrir a mais interessante e conveniente.


Energy: marginal costs signals

The classical perception is: the power generating close to the load as being the most efficient. But there is another look, associated with marginal costs that deserves to be considered.

Measured in USD/installed kW, the investment in power distribution is much smaller than the generation. Be it for large power plants, far from the loads or distributed generation like solar.

Activities that increase the load factor of the generation will probably have a much more attractive economic result than the alternatives. Of course distributed generation will always have its space. But … if there is a possibility of comparing the expansion of supply with marginal costs vis-à-vis new investments in distributed generation, it is best to find out the most interesting and convenient.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *