Italiana ficará com 21% da Ufinet em parceria com Sixth Cinven Fund e cláusula com o direito de exercer uma opção de compra a partir de 2020.

A italiana Enel fechou acordo por meio de sua subsidiária Enel X para ficar com 21% de uma sociedade veículo que controlará 100% da Ufinet International, o principal operador atacadista de redes de fibra ótica na América Latina. Os 79% restantes ficarão com o Sixth Cinven Fund, que será o sócio majoritário. O valor que a Enel pagará é de 150 milhões de euros.

Pelo acordo, a Enel X terá o direito de exercer uma opção de compra para adquirir a participação do Sixth Cinven Fund entre 31 de dezembro de 2020 e 31 de dezembro de 2021 por uma contrapartida adicional de 1,32 a 2,1 bilhões de euros, dependendo de vários indicadores chave de desempenho (KPIs) de negócios. A Enel X International e o Sixth Cinven Fund controlarão em conjunto a Ufinet International, cada um exercendo 50% dos direitos de voto na assembleia de acionistas da companhia. Caso a Enel X International não exerça sua opção de compra até 31 de dezembro de 2021, ela renunciará ao seu direito de controle conjunto sobre essa nova companhia. Nesse cenário, o Sixth Cinven Fund teria então o direito de vender sua participação com um “drag along” na participação da Enel X International, enquanto o último teria o direito de exercer uma “tag along”no caso de a Sixth Cinven Fundo reduza sua participação para algo abaixo de 50%.

Em comunicado, o CEO e Gerente Geral da Enel, Francesco Starace, destacou que após a conclusão bem-sucedida da reorganização dos negócios no Chile no início deste ano e a recente aquisição da Eletropaulo a empresa fortalece ainda mais seu posicionamento como operador de infraestrutura na região. A Enel X, apontou a companhia nesse comunicado, se beneficiará da experiência na Itália através da joint venture Open Fiber para desenvolver serviços de ultra banda larga por atacado em sinergia com as redes de distribuição que opera nos maiores centros metropolitanos da América Latina, onde a demanda por conectividade está crescendo rapidamente.

O fechamento da transação, que o Grupo Enel financiará por meio de recursos próprios, está previsto para julho de 2018. A Ufinet International opera em 14 países da América Latina, onde administra mais de 49 mil quilômetros de fibra, dos quais aproximadamente 17 mil em áreas metropolitanas, com uma carteira de contratos de longo prazo de cerca de 700 milhões de euros com grandes clientes industriais, incluindo grandes grupos multinacionais de telecomunicações. Em 2017, a Ufinet International gerou receitas de cerca de 159 milhões de euros. A empresa emprega cerca de mil pessoas.


 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *