Com este novo acordo, a EDP Renováveis já executou a venda de 36% dos quatro bilhões de euros previstos até 2022

A EDP Renováveis (EDPR), líder mundial na energia eólica, assinou um contrato com a Finerge S.A., um dos maiores produtores de energia renovável de Portugal, para a venda da totalidade da participação acionista da EDPR – e dos empréstimos de acionistas pendentes – numa carteira de parques eólicos terrestres em operação, com uma capacidade instalada de 242 MW, por 426 milhões de euros.

Esta venda contempla sete parques eólicos terrestres localizados na Ávila e na Catalunha, Espanha, que estão em funcionamento, em média, há nove anos.

Tendo em conta o preço da transação e o valor líquido da dívida líquida pendente, a avaliação dos ativos ascende a cerca de 507 milhões de euros, o que significa uma relação implícita da venda de 2,1 milhões de euros/MW.Com este novo acordo, a EDPR já executou a venda de 40% dos quatro bilhões de euros previstos para o período 2019-2022, conforme anunciado pela empresa na atualização do Plano Estratégico, de 12 de março de 2019.

A venda de participações maioritárias em projetos em funcionamento ou em desenvolvimento permite à EDP Renováveis acelerar a criação de valor, ao mesmo tempo que reinveste o capital em novo crescimento.

“Este acordo é um grande marco para nós, pois não só mostra que somos capazes de gerar valor através do desenvolvimento e gestão de projetos, mas também que o mercado reconhece a qualidade dos nossos ativos. Esta operação nos permite continuar a implementar o nosso Plano de Negócios, graças à estratégia de rotação de ativos que facilita a monetização dos nossos parques antes de chegarem ao fim da sua vida útil, sempre com o objetivo de acelerar o investimento e, por isso, o crescimento”, destaca Rui Teixeira, CEO interino da EDP Renováveis.

A transação está sujeita a condições regulamentares e espera-se que esteja concluída até ao final do ano.

Sobre a EDP Renováveis (EDPR)

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e é o quarto produtor mundial de energia eólica. Com uma sólida carteira de projetos em desenvolvimento, ativos de qualidade máxima e uma capacidade de exploração líder no mercado, a EDPR registou um crescimento pujante nos últimos anos e está hoje presente em 14 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos).

A EDPR é uma entidade empenhada nos progressos sociais em matéria de sustentabilidade e integração. Não é por acaso que faz parte do índice Bloomberg de Igualdade de Género e ostenta o certificado Top Employer 2020 na Europa (Espanha, Itália, França, Roménia, Portugal e Reino Unido), ambos galardões de reconhecimento pelas suas políticas destinadas aos seus trabalhadores.

A Energias de Portugal, S.A. («EDP»), o acionista principal da EDPR, é uma companhia elétrica internacional líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP fez parte do Índice Dow Jones Sustainability durante 13 anos consecutivos.

Para obter mais informação, consulte https://www.edpr.com


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *