Home>Tech & Trends>Mobilidade>E se carregar o seu carro elétrico fosse tão simples quanto ir ao posto de gasolina?
Mobilidade Tech & Trends

E se carregar o seu carro elétrico fosse tão simples quanto ir ao posto de gasolina?

Linkedin |

Acesse a notícia original aqui.

Os carros elétricos chegaram rapidamente ao mesmo nível dos veículos a gasolina e diesel, porém há o “dilema do posto de gasolina”. Seria o “E agora, pra carregar?”. Com carros convencionais, ninguém sai de casa se preocupando em conseguir voltar antes de ficar sem combustível, sem encontrar um lugar pelo caminho para encher o tanque. Mas, até muito recentemente, a conveniência dos veículos elétricos era limitada pela necessidade de conectá-los periodicamente a um terminal de carga para uma longa sessão de carregamento da bateria. Essa questão tem sido um obstáculo à maior adoção de carros elétricos pelos consumidores.

As inovações estão começando a solucionar o dilema. A ABB instalou estações de carregamento rápido que podem recarregar a bateria de um carro elétrico em questão de minutos. Até o momento, mais de 6.000 estações de carregamento rápido da ABB foram instaladas ao redor do mundo, e esse número aumenta quase diariamente. Suportadas por recursos de rede digital que podem lidar com o faturamento e pagamento, as estações de carregamento estão começando a funcionar como o equivalente elétrico à bomba de combustível do posto de gasolina.

Na Alemanha, onde mais de 200 de carregadores ABB estão sendo instalados ao longo da rodovia, a operadora de postos de serviço Tank & Rast planeja operar os carregadores em muitos dos mesmos locais onde vende gasolina e diesel . A Islândia adicionou 15 carregadores ABB ao longo da sua estrada, podendo carregar os mais de 1.400 veículos elétricos que a percorrem num intervalo de 15-30 minutos.

Na Bulgária, estações de carregamento rápido da ABB agora podem ser encontradas nas principais estradas do país, ao passo que próximos desenvolvimentos da rede estão a caminho. A área da cidade de Colombo, no Sri Lanka, receberá nova esquadra de carregadores rápidos e conectados da ABB para veículos elétricos (VEs), parte do portfólio ABB Ability™. As soluções conectadas de mobilidade não só facilitarão o carregamento mais eficiente de veículos elétricos em toda a região, mas também irão incluir recursos de monitoramento remoto e de solução de problemas.

O próximo passo em conveniência

A chegada e disseminação de carregadores ultrarrápidos marca um ponto de virada na praticidade da mobilidade elétrica. Carros elétricos são mais benéficos ao clima mundial do que os movidos a combustíveis fósseis, garantindo, é claro, que a fonte de eletricidade seja ambientalmente sustentável. É o caso em Davos, onde a rede elétrica local é fornecida por uma combinação de energia hídrica e solar.

Nos últimos anos, o desempenho dos VEs melhorou significativamente, igualando e muitas vezes superando carros e caminhões dependentes de petróleo. Os preços das baterias caíram, tornando-se viável a produção de veículos acessíveis, com um alcance de 320 quilômetros ou mais. Montadoras oferecem uma crescente variedade de modelos, que vão desde o transporte básico diário até sedans de luxo e veículos comerciais.

Mesmo para os pioneiros entusiastas de VEs, possuir e conduzir um carro elétrico sempre exigiu um planejamento meticuloso de viagem. O motorista nunca podia ir além do alcance da carga única da bateria. Era uma situação equivalente a dirigir um carro com um tanque de gasolina de 12 litros que poderia ser abastecido apenas por colheres de chá – isso se a gasolina pudesse ser encontrada ao longo do percurso.

O número crescente de estações de carregamento rápido em locais públicos é uma conveniência vital para os viajantes de carros elétricos. Mas o verdadeiro avanço envolverá paradas de recarga que levem pouco mais do que o tempo necessário para reabastecer um veículo a gasolina ou diesel.

As montadoras estão aceitando este desafio. No fim de 2017, um grupo de empresas do setor automotivo anunciou planos para a Ionity – um empreendimento que construirá até 2020 uma rede de estações de carregamento ultrarrápido em toda a Europa.

Neste momento, a mais avançada tecnologia de carregamento existente é a Terra HP da ABB. Com capacidade de 175 a 350 quilowatts, trata-se da estação de carregamento mais poderosa do mercado. Capaz de recarregar baterias em apenas 12 minutos, ela é compatível com uma ampla gama de requisitos de voltagem e suporta os padrões CHAdeMO e CCS, entre outros.

Não menos relevante, do ponto de vista da comodidade do motorista, é o sistema integrado de pagamento da Terra HP, acessado com uma interface touchscreen. Esse recurso utiliza a ABB Ability™ Connected Services, uma suíte de redes digitais que conecta a estação de carregamento a plataformas de pagamento e a sistemas de rede inteligente. A conexão da ABB Ability baseada em cloud também facilita um planejamento inteligente de viagem, indicando onde será a próxima parada de recarga. A ABB Ability Connected Services também permite diagnóstico e reparação remotos da estação de carregamento, como atualizações de software “over-the-air”.

A abordagem da Terra HP dará maior flexibilidade aos fabricantes de carro e bateria, à medida que eles elaborem VEs cada vez mais flexíveis e eficientes. Até agora, os esforços para aumentar o alcance dos veículos envolveram construir e instalar conjuntos de baterias de íon-lítio cada vez maiores nos veículos – algo que se tornou possível com a queda dos preços das células de bateria.

Mas essa estratégia aumenta o peso do veículo, que por sua vez requer freios mais robustos e uma estrutura mais forte. Esses requisitos vão no sentido contrário da filosofia de transporte eficiente e sustentável que é a força motriz por trás dos VEs.

O carregador ultrarrápido Terra HP da ABB diminui a responsabilidade da bateria, colocando-a na solução em rede. Fornecendo aos motoristas até 100 quilômetros de capacidade de bateria em uma parada de quatro minutos, os avanços de carregamento ultrarrápido da Terra HP da ABB agilizarão a chegada de um sistema de transportes totalmente sustentável na era da mobilidade elétrica.

É esse tipo de conveniência que finalmente irá garantir que um transporte prático, de emissão zero, torne-se uma realidade cotidiana – tanto para famílias como para empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *