CCEE | InfoMercado Semanal


 

Análise da CCEE

 

Dados prévios de 1º a 15/08/19 comparados com o mesmo período de 2018 (1º a 15/08/18)

A geração e o consumo registraram queda de 0,5%.

As usinas hidráulicas apresentaram queda de 5,2%, assim como as térmicas, que apresentaram redução de 4,5%, devido principalmente às usinas térmicas a óleo (-98,9%) e usinas térmicas bicombustível (-38,0%). As demais fontes: eólica e fotovoltaica apresentaram aumento de 34,3% e 70,2%, respectivamente.

O Ambiente de Contratação Regulada – ACR apresentou diminuição no consumo de 0,5% em relação a primeira quinzena de julho de 2018, considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre – ACL. Excluindo o impacto das migrações, o ACR registraria aumento de 1,3%.

O ACL apresentou queda de 0,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Eliminando o impacto da migração de novas cargas, o ACL apresentaria retração de 4,5%, na mesma comparação. Os consumidores livres apresentaram queda de 2,3%, já os especiais aumentaram em 11,5%, influenciados pela migração. Suprimindo tal efeito, observa-se diminuição de 4,5% para os livres e de 2,4% para os especiais. Os autoprodutores diminuíram seu consumo em 7,4%.

Os segmentos que registraram maior crescimento de consumo, considerando autoprodutores, comercializadores varejistas, consumidores livres e especiais, foram: transporte (19,0%), saneamento (17,3%), e comércio (11,6%). A expansão destes setores está vinculada à migração dos consumidores para o mercado livre. Ao excluirmos a migração para o ACL, verificamos na maior parte dos segmentos apresenta queda. Entretanto, os ramos: minerais não metálicos (1,5%), transporte (1,0%) e saneamento (0,4%) sinalizam crescimento. O setor com pior desempenho foi químico (-19,7%).

 

Informações de medição disponíveis até 15/08/2019, podendo sofrer ajustes no processo de contabilização

Para o desenvolvimento deste relatório foram consideradas algumas premissas:

Este boletim foi publicado no dia 20/08/2019;

• As análises consideram a comparação do período de 2019 em relação ao mesmo período de 2018;
• Os dados de agosto/2019 representam valores médios até o dia 15/08/2019;
• Medição apurada em MW médios no ponto de conexão, isto é, sem as perdas da rede básica;
• Os dados de geração contemplam as novas unidades geradoras modeladas na CCEE ao longo do mês;
• O consumo cativo das unidades consumidoras parcialmente livres está alocado ao ACL;
• O percentual médio mensal de perdas de geração e consumo prévio em julho/19, foi de 2,24% e 2,31%, respectivamente;
• Os valores de consumo dos dados de contratação consideram o fator de perdas de 2%;
• Os dados prévios de geração não consideram a interligação internacional;
• No ACL são considerados os autoprodutores, comercializadores varejistas, consumidores livres e consumidores especiais;
• As participações no MRE e/ou no regime de cotas foram analisadas de acordo com a contabilização de cada mês. As variações apresentadas são impactadas pelo movimento de usinas no MRE e para o regime de cotas.

Para facilitar a navegação, a CCEE disponibilizou um tutorial no Portal de Aprendizado > Aba Aprendizado > Catálogo de Cursos > Categoria: Tutoriais > Sub-Categoria: Diversos > Tutorial – InfoMercado Semanal Dinâmico

Para enviar comentários e sugestões ou esclarecer dúvidas, mande um e-mail para: info.mercado@ccee.org.br


O conteúdo desta publicação foi produzido pela CCEE com base em dados e informações de conhecimento público. É de responsabilidade exclusiva dos agentes e demais interessados a obtenção de outros dados e informações, a realização de análises, estudos e avaliações para fins de tomada de decisões, definição de estratégias de atuação, assunção de compromissos e obrigações e quaisquer outras finalidades, em qualquer tempo e sob qualquer condição. É proibida a reprodução ou utilização total ou parcial do presente sem a identificação da fonte.