CCEE | InfoMercado Semanal

 


 

Análise da CCEE

Dados prévios de 1º a 31/10/19 comparados com o mesmo período de 2018 (1º a 31/10/18)

A geração e o consumo registraram crescimento de 2,8% e 3,0 % respectivamente, no mês de outubro/19.

As usinas térmicas, eólica e fotovoltaica apresentaram aumento de 17,5%, 29,6% e 75,3%, respectivamente. Já as hidráulicas registraram redução de 6,1%.
O Ambiente de Contratação Regulada – ACR apresentou crescimento no consumo de 2,6% em relação a outubro de 2018, considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre – ACL. Excluindo o impacto das migrações, o ACR registraria aumento de 4,7%.
O Ambiente de Contratação Livre – ACL apresentou crescimento de 4,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Eliminando o impacto da migração de novas cargas, o ACL apresentaria retração de 0,9%, na mesma comparação. Os consumidores livres apresentaram crescimento de 2,3%, já os especiais aumentaram em 19,6%, influenciados pela migração. Suprimindo tal efeito, observa-se queda de 0,2% para os livres e crescimento de 3,1% para os especiais. Os autoprodutores diminuíram seu consumo em 9,8%.

Os segmentos que registraram maior crescimento de consumo, considerando autoprodutores, comercializadores varejistas, consumidores livres e especiais, foram: saneamento (20,2%), transporte (19,8%), e comércio (17,7%). A expansão destes setores está vinculada à migração dos consumidores para o mercado livre. Ao excluirmos a migração para o ACL, verificamos crescimento na maior parte dos segmentos e destacamos os ramos: alimentício (4,6%), bebidas (3,4%) e comércio (3,3%) que sinalizam crescimento. O setor com pior desempenho foi químico (-11,8%).

Informações de medição disponíveis até 31/10/2019, podendo sofrer ajustes no processo de contabilização

Para o desenvolvimento deste relatório foram consideradas algumas premissas:

• Este boletim foi publicado no dia 05/11/2019;
• As análises consideram a comparação do período de 2019 em relação ao mesmo período de 2018;
• Os dados de outubro/2019 representam valores médios até o dia 31/10/2019;
• Medição apurada em MW médios no ponto de conexão, isto é, sem as perdas da rede básica;
• Os dados de geração contemplam as novas unidades geradoras modeladas na CCEE ao longo do mês;
• O consumo cativo das unidades consumidoras parcialmente livres está alocado ao ACL;
• O percentual médio mensal de perdas de geração e consumo contabilizado em setembro/19, foi de 2,17% e 2,20%, respectivamente;
• Os valores de consumo dos dados de contratação consideram o fator de perdas de 2%;
• Os dados prévios de geração não consideram a interligação internacional;
• No ACL são considerados os autoprodutores, comercializadores varejistas, consumidores livres e consumidores especiais;
• As participações no MRE e/ou no regime de cotas foram analisadas de acordo com a contabilização de cada mês. As variações apresentadas são impactadas pelo movimento de usinas no MRE e para o regime de cotas.

Para facilitar a navegação, a CCEE disponibilizou um tutorial no Portal de Aprendizado > Aba Aprendizado > Catálogo de Cursos > Categoria: Tutoriais > Sub-Categoria: Diversos > Tutorial – InfoMercado Semanal Dinâmico
Para enviar comentários e sugestões ou esclarecer dúvidas, mande um e-mail para: info.mercado@ccee.org.br


O conteúdo desta publicação foi produzido pela CCEE com base em dados e informações de conhecimento público. É de responsabilidade exclusiva dos agentes e demais interessados a obtenção de outros dados e informações, a realização de análises, estudos e avaliações para fins de tomada de decisões, definição de estratégias de atuação, assunção de compromissos e obrigações e quaisquer outras finalidades, em qualquer tempo e sob qualquer condição. É proibida a reprodução ou utilização total ou parcial do presente sem a identificação da fonte.