DESCRIÇÃO


A análise macroeconômica e de cenários fazem parte do dia a dia de um executivo que precisa elaborar seu plano de negócio, projetar suas vendas e analisar a viabilidade econômico-financeira de um projeto a luz de um novo cenário econômico, tanto doméstico, quanto internacional.

O curso busca de forma clara, simples e didática apresentar os principais conceitos que fazem parte da análise macroeconômica, propiciando ao executivo desenvolver sinapses neurais relevantes com as noticias macroeconômicas do dia a dia para o seu campo de negócio.

Conceitos e tópicos a serem apresentados:

  • PIB e Contas Nacionais
  • Crescimento econômico (fatores que levam a um crescimento econômico)
  • Inflação (causas e impactos na atividade econômica)
  • Indicadores antecedentes de recessão/crescimento e queda/aumento de atividade econômica
  • Papel do Banco Central e dos bancos comerciais
  • Função das taxas de juros (SELIC)
  • Taxa de câmbio
  • Contas externas
  • Contas públicas – Como a evolução das contas do governo impacta o meu negócio?
  • Crises Cambiais, bancárias, fiscais e econômicas
  • Cenário econômico atual (Brasil, US, China, Europa, etc.)

ROBERTO DUMAS DAMAS, MSc, CFA


Mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro doméstico e internacional. Trabalhou em diversas instituições tais como UBS, Citigroup, Lloyds Bank e Itaú BBA. De 2007 a 2011 representou o banco Itaú BBA em Shanghai e no último ano atuou no banco dos BRICS em Shanghai (New Development Bank) na área de operações estruturadas.

Dumas é Mestre em Economia pela Universidade de Birmingham na Inglaterra, Mestre em Economia Chinesa pela Universidade de Fudan (China), graduado e pós-graduado em administração e economia de empresas pela FGV e Chartered Financial Analyst conferido pelo CFA Institute (USA).

Professor de Economia Internacional e Economia Chinesa do INSPER, IBMEC São Paulo, Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) e Saint Paul Business School.

Professor Convidado da China Europe International Business School (CEIBS) e Fudan University (China).

Autor dos livros Economia Chinesa: Transformações, Rumos e Necessidade de Rebalanceamento do Modelo Econômico da China pela Editora Saint Paul, Crises Econômicas Internacionais pela Editora Saraiva e Coautor do livro Blue Book of Emerging Economy – Annual Report on Brics’ Social –Economic pela Editora Social Sciences Academic Press (China).

Ministra palestras há mais de 20 anos com sucesso em diversas empresas e instituições financeiras, tais como Santander, CPFL, Banco do Brasil, Evonik, Prologis, GM, Ford, Revestcar, etc. Tem sido recomendado para falar sobre temas como Cenários Econômicos Internacionais, Crises Econômicas, Economia Brasileira, Economia Chinesa e “Doing Business in China”.