DESCRIÇÃO


O curso busca abordar noções básicas de finanças corporativas, instrumentos financeiros e bancários, engenharia financeira, avaliação de projetos e conceito de dinheiro no tempo, bem como apresentar as principais variáveis macroeconômicas, importantes para elaboração de estratégias empresariais de curto e longo prazo, auxiliando na otimização da estrutura de capital da empresa e potencializando seu crescimento.

Os cursos que fazem parte do CFO ESTRATEGISTA:

1) Macroeconomia para gestão empresarial;
2) Análise de demonstrativos financeiros e da performance empresarial;
3) Engenharia financeira para análise de projetos e tomada de decisões;
4) Produtos financeiros;
5) Corporate Finance.

Ao final do curso o participante deverá ser capaz de:

  • Avaliar o cenário econômico e elaborar planos de negócio levando em consideração o prognóstico da situação econômica brasileira, internacional e setorial;
  • Entender o conceito de dinheiro no tempo e avaliar oportunidades de projetos de investimentos na empresa, utilizando ferramentas comumente conhecidas e amplamente utilizadas pelo mercado financeiro;
  • Compreender as decisões operacionais, de investimento e de financiamento da empresa, através da análise de demonstrativos financeiros, bem como efetuar prognósticos da situação econômico financeira da empresa, propiciando uma melhor interface com seus stakeholders (bancos, fornecedores, clientes, etc.);
  • Identificar e avaliar quais os produtos financeiros oferecidos pelo mercado bancário e de capitais que melhor atendam seus objetivos de rentabilidade e financiamento.

Carga Horária total: 56 Horas


ROBERTO DUMAS DAMAS, MSc, CFA


Mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro doméstico e internacional. Trabalhou em diversas instituições tais como UBS, Citigroup, Lloyds Bank e Itaú BBA. De 2007 a 2011 representou o banco Itaú BBA em Shanghai e no último ano atuou no banco dos BRICS em Shanghai (New Development Bank) na área de operações estruturadas.

Dumas é Mestre em Economia pela Universidade de Birmingham na Inglaterra, Mestre em Economia Chinesa pela Universidade de Fudan (China), graduado e pós-graduado em administração e economia de empresas pela FGV e Chartered Financial Analyst conferido pelo CFA Institute (USA).

Professor de Economia Internacional e Economia Chinesa do INSPER, IBMEC São Paulo, Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) e Saint Paul Business School.

Professor Convidado da China Europe International Business School (CEIBS) e Fudan University (China).

Autor dos livros Economia Chinesa: Transformações, Rumos e Necessidade de Rebalanceamento do Modelo Econômico da China pela Editora Saint Paul, Crises Econômicas Internacionais pela Editora Saraiva e Coautor do livro Blue Book of Emerging Economy – Annual Report on Brics’ Social –Economic pela Editora Social Sciences Academic Press (China).

Ministra palestras há mais de 20 anos com sucesso em diversas empresas e instituições financeiras, tais como Santander, CPFL, Banco do Brasil, Evonik, Prologis, GM, Ford, Revestcar, etc. Tem sido recomendado para falar sobre temas como Cenários Econômicos Internacionais, Crises Econômicas, Economia Brasileira, Economia Chinesa e “Doing Business in China”.