Belo Horizonte, Minas Gerais

O senador Antônio Anastasia do PSDB, comemora a liderança na corrida para o governo de Minas Gerais, segundo revela nova pesquisa Datafolha, divulgada ontem, 22/8,  pelo jornal Folha de S.Paulo. O tucano registrou 29% das intenções de voto, contra 20% do atual governador, Fernando Pimentel (PT). É o primeiro levantamento a simular um cenário sem a participação do ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que desistiu após ter sua candidatura vetada pelo seu próprio partido.

Na sequência de Anastasia e Pimentel, aparecem o empresário Romeu Zema Neto (Novo), com 5%, o sociólogo João Batista Mares Guia (Rede), com 3% e a professora Dirlene Marques (PSOL), com 2%. Jordano Metalúrgico (PSTU), Alexandre Flach (PCO) e Claudiney Dulim (Avante) registraram 1%.

O resultado mostra que, sem Lacerda, a polarização entre PSDB e PT deve dar a tônica das eleições no estado. O primeiro exemplo disso foi no debate da TV Bandeirantes, quando Pimentel e Anastasia, governador entre 2010 e 2014, fizeram da comparação entre suas gestões tema principal do encontro.

Senado MG | Outra característica interessante das eleições em Minas Gerais será o debate em torno dos resultados do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016. Enquanto Anastasia foi o relator da cassação da petista no Senado, a ex-presidente lidera a disputa justamente para uma vaga na Casa, integrando a chapa de Fernando Pimentel. Segundo o Datafolha, Dilma lidera com 25% das intenções de voto, muito distante dos demais adversários, em um cenário fragmentado após o senador Aécio Neves (PSDB) ter desistido da reeleição para tentar ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Curitiba , Paraná

Ratinho Jr. (PSD)  lidera disputa ao governo do Paraná com 33%, diz pesquisa do IBOPE/ RPCTV anunciada ontem , 22/8, o deputado aparece com mais que o dobro da segunda colocada, a governadora Cida Borghetti (PP), com 15%. Em seguida, veem tecnicamente empatados João Arruda (MDB), com 5%, Dr. Rosinha (PT), com 3%; e Piva, do PSOL, com 2%.

Os candidatos Ogier Buchi (PSL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO), e Jorge Bernardi (REDE) tiveram 1% das intenções de voto, cada. Geonísio Marinho (PRTB) não pontuou. Brancos e nulos somam 22%. Não souberam responder, 15%.

Este é o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.008 eleitores, entre os dias 19 e 21 de agosto. O nível de confiança utilizado é de 95%.

Senado PR | O Ibope também mediu a preferência dos eleitores paranaenses sobre os candidatos ao Senado Federal. Em primeiro lugar aparece o ex-governador e atual senador Roberto Requião (MDB), com 40% das intenções de voto, seguido do também ex-governador Beto Richa (PSDB), com 30%, que deixou o cargo em abril. Em 2018, os eleitores de todo o País terão que escolher dois senadores para votar.

Fontes- Folha de São Paulo- DATAFOLHA, Estadão Conteúdo e IBOPE

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.