A melhora das condições de vida, medida em renda per capta, está intimamente ligada a um orçamento equilibrado.

A justificativa é simples e muito bem conhecida: quando se está no vermelho há um custo extra: juros da dívida.

No setor elétrico é a mesmíssima coisa.

Está mais do que na hora de demandar controle orçamentário de todos os players do setor elétrico. Para que consigamos sair da rabeira do mercado (somos os mais caros em energia elétrica, medido em USD/MWh entre os BRICS) e alcancemos uma posição competitiva.

Que na conta que pagamos sejam incluídos apenas os custos de um setor simples, bem gerido, sem uma montanha de subsídios e com a vigilância de perto da adimplência dos envolvidos. Ou então permaneceremos subdesenvolvidos.


Is Budget Control Necessary?

Improved living conditions, measured in per capita income, are closely linked to a balanced budget.

The justification is simple and very well known: when you are in the red there is an extra cost: debt interest.

In the electrical power sector it is the same thing.

It is high time to demand budgetary control of all players in the electricity sector. So that we achieve a competitive position – Brazil is the most expensive in USD/MWh among the BRICS.

We should pay only the costs of a simple, well managed sector, without a mountain of subsidies and with close vigilance that all players pay what they should. Or we will remain underdeveloped for many years to come.

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *