As oportunidades de geração distribuída (como energia solar, por exemplo) criaram a percepção de que as concessionárias de energia elétrica enfrentariam uma redução de volume dos seus negócios em médio e longo prazos.

Mas, há uma tendência muito forte, mundial, e também no Brasil, que mudará, e drasticamente esta situação: os veículos elétricos substituiriam os a combustíveis tradicionais.

Neste cenário, os países que abrirem seus mercados para os veículos elétricos terão que ampliar fortemente a sua oferta de energia elétrica. Para o Brasil não será diferente:

  • Frota atual de 45 milhões de veículos

  • Consumo associado de 135 bilhões de litros de combustível

  • Equivale a um consumo de energia elétrica firme de 40 GW médio

  • A demanda atual de energia elétrica do país é de 50 GW médio

A carga dos veículos elétricos é a grande novidade,  que certamente mudará a feição do setor elétrico (assim como o conhecemos hoje).


Utility companies: big, new trends

Opportunities for distributed generation and energy efficiency programs have created the perception that electric utilities around the globe would face a reduction of their business in the long run.

But there is a very strong trend, worldwide, and also in Brazil, which will dramatically change this situation: electric vehicles replacing conventional ones.

In this scenario, countries that open their markets for electric vehicles will have to greatly expand their electricity supply. For Brazil it will not be different:

  • Current fleet of 45 million vehicles

  • Consumption associated to 135 billion liters of fuel

  • Equivalent to a firm average power consumption of 40 GW

  • The country’s current electricity firm demand is 50 GW

The charge of electric vehicles is the great novelty, which will certainly change the shape of the electric sector (as we know it today).


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *