Há um consenso de que um dos efeitos mais importantes da pandemia será o expressivo aumento da dívida. Do Brasil como país, de empresas e instituições e de pessoas físicas.

Os analistas preveem que uma parte nada desprezível de empresas fecharão as portas por falta de viabilidade.

Os que tiverem a condição de continuar suas operações deverão entrar em “estado de guerra” para minimizar custos e assim sobreviver.

O setor elétrico não poderá escapar deste desafio pois a tradição de simplesmente repassar custos à tarifa é inviável nesta jornada.

Haverá que expurgar uma lista de programas duvidosos envolvendo subsídios, incentivos, programas de pesquisa e desenvolvimento e tantos outros. Agora a prioridade é a sobrevivência.

A decisão dos dirigentes oficiais pode ser difícil pelas implicações envolvidas mas é conceitualmente muito simples. Óbvia até!


What will the post-covid Brazilian electric sector look like?

There is a consensus that one of the most important effects of the pandemic will be the significant increase in debt. From Brazil as a country, from companies and institutions and from individuals.

Analysts predict that a not insignificant part of companies will close their doors for lack of viability.

Those who are able to continue their operations should enter a “state of war” to minimize costs and survive.

The electricity sector cannot escape this challenge because the tradition of simply passing on costs to the tariffs is not viable on this journey.

It will be necessary to expunge a list of dubious programs involving subsidies, incentives, research and development programs and many others. Now the priority is to survive.

The decision may be difficult due to the implications but it is conceptually very simple. Actually obvious!


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *