Risco é uma variável que pode ser mitigada. Por exemplo, fechar contratos de fornecimento de energia em longo prazo, a preço fixo, para evitar a volatilidade dos preços de curto e médio prazos.

Incerteza decorre da imprevisibilidade. As variáveis em jogo são desconhecidas. Por exemplo, um apagão de longa duração que inviabiliza as atividades normais.

A “receita” é simples. Conhecer as variáveis que influem na sua atividade para, na sequencia, estudar as possibilidade de abrandar os efeitos ligados a situações indesejadas.

Sempre será melhor planejar. Identificar os riscos e ter um “plano B” preparado. Por uma razão bem conhecida: os custos serão muito menores que a alternativa de improvisar.


How to deal with risks and uncertainties?

Risk is a variable that can be mitigated. For example, closing long-term, fixed-price power supply contracts to avoid short and medium-term price volatility.

Uncertainty stems from unpredictability. The variables at stake are unknown. For example, a major blackout that makes normal activities unfeasible.

The “recipe” is simple. Know the variables that influence your activity to, in the sequence, study the possibilities of mitigating the effects linked to undesired situations.

It will always be better to plan. Identify the risks and have a “plan B” prepared. For a well-known reason: the costs will be lower than the alternative – to improvise.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *