Independentemente da fonte de energia há sempre dois custos envolvidos: o de kW referido a amortização do investimento relativo a capacidade associada e o de kWh para produzir a commodity.

kW inclui a geração, transmissão e distribuição até o cliente consumidor. kWh inclui a operação e manutenção da geração

Quanto mais aderente estiverem as cobranças a este binômio kW e kWh, melhor será a possibilidade de minimizar custos reais para o cliente final e para o sistema como um todo.

Proponho para consideração que para todos os clientes (não só os conectados em média e alta tensão) sejam cobrados kW e kWh separadamente (e não como atualmente em que vem tudo junto).

Assim os clientes escolheriam as fontes que desejam contratar – a partir de custos que refletissem a realidade. Seria uma sinalização de eficiência!


How to charge kW and kWh?

Regardless of the energy source, there are always two costs involved: that of kW referring to the amortization of the investment related to the associated capacity and that of kWh to produce the commodity.

kW includes generation, transmission and distribution up to the customer. kWh includes the operation and maintenance of the generation

The more adherent the charges to this kW and kWh binomial are, the better the possibility of minimizing real costs for the final customer and for the system as a whole.

I propose for consideration that for all customers (not only those connected to medium and high voltage) kW and kWh are charged separately.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *