Apresento uma sugestão: tornar as tarifas essencialmente associadas à capacidade demandada por cada consumidor.

Na vida real todo o dimensionamento da infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica está associada a sua capacidade em kW.

Em linguagem simples, dois exemplos de casas de classe média que consomem a mesna quantidade mensal de energia elétrica.

Uma possui chuveiros elétricos instantâneos e por isto chegam a demandar da rede 10 kW à noite, no pico de consumo. Outra possui aquecedores elétricos de acumulação e demandam da rede 3 kW no pico de consumo.

As duas no sistema atual pagam a mesma conta, pois consomem o mesmo montante de energia por mês!

Para atender às cargas das duas casas, o investimento em infraestrutura é muito diferente. Mas no sistema tarifário atual esta realidade não é capturada.

Resultado: os custos realmente incorridos acabam sendo “rateados”.

Para progredirmos será importante que as tarifas reflitam a realidade dos custos incorridos.


How can rates evolve?

A suggestion: design tariffs essentially associated with the capacity demanded by each consumer.

In real life, the sizing of the electricity generation, transmission and distribution infrastructure is associated with its capacity in kW.

In simple language, two examples of middle class houses that consume the same monthly amount of electricity.

One has instant electric showers and for this reason they demand 10 kW from the grid at night, at peak consumption. Another has electric tank heaters and demand 3 kW at peak consumption.

The two in the current system pay the same bill, as they consume the same amount of energy per month!

To meet the loads of the two houses, the investment in infrastructure is widely different. But in the current rate system, this reality is not captured.

Result: the costs actually incurred end up being “prorated”.

In order to progress, it will be important that the rate structure reflects the reality of the costs incurred.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *