Na reunião dessa quarta-feira do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o ONS informou que nos últimos sete dias choveu no centro sul do Brasil, na região Sul e no sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, com valores ligeiramente superiores à média histórica, com as bacias de Itaipu, Jacuí, Uruguai, Paranaíba, Grande e Três Marias mais beneficiadas. Nos próximos sete dias as precipitações estarão localizadas na maior parte da Região Sul e o sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, com valores próximos à média histórica.

bhumann34 / Pixabay

O nível de armazenamento do subsistema Sudeste/Centro-Oeste atingiu 24,2% no dia 24 de setembro de 2018, valor 2,6% acima da curva de referência para este subsistema, acompanhada pelo CMSE. Também foi apontada melhoria das afluências na região Sul, com consequente aumento do intercâmbio para o Sudeste/Centro-Oeste. Foi feita avaliação de custo-benefício da manutenção do despacho termelétrico fora da ordem de mérito, considerando diferentes patamares de despacho e consequente montante associado de encargos setoriais. O despacho fora da ordem de mérito passou a vigorar a partir da zero hora do dia 1º de setembro de 2018, e desde então o despacho de usinas termelétricas ocorreu até o limite de Custo Variável Unitário – CVU de R$ 766,28/MWh.

Com base nessas informações, para a próxima semana operativa, que vai de 29 de setembro a 5 de outubro de 2018, o CMSE decidiu o despacho de usinas termelétricas deverá ocorrer até o limite de Custo Variável Unitário – CVU de R$ 548,04/MWh, associado ao CVU da usina termelétrica – UTE Fernando Gasparian, cujo combustível é o gás natural. O Comitê reiterou a garantia do suprimento no ano de 2018 e destacou que há recursos energéticos disponíveis, inclusive além dos montantes já despachados de usinas termelétricas.

O texto completo da Nota informativa da reunião extraordinária do CMSE pode ser acessado através desse link.


 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *