Home>Price & Strategy>Clima>Chuva beneficia açudes no Nordeste
Clima Price & Strategy

Chuva beneficia açudes no Nordeste

Climatempo |

Acesse a notícia original aqui.

Entre o fim do ano de 2017 e início de 2018, os açudes nordestinos têm sido notícia devido os baixos volumes registrados. No Ceará, por exemplo, mais de 70% dos açudes monitorados chegaram a ficar com armazenamento inferior aos 30% da capacidade.

O alívio veio em forma de chuva. A presença de sistemas como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fizeram com que a organiação de instabilidades e a chuva se espalhassem por diversas áreas nordestinas entre o fim de janeiro e o mês de fevereiro. Inclusive trazendo volumes de chuva acima do normal conforme o mapa seguinte.

Os tons em azul indicam até 100mm de chuva acima da média, mas devemos lembrar que em algumas áreas a média de chuva também não é muito alta. Mesmo assim, o benefício dos volumes acumulados acabou amenizando o quadro de seca que era observado até então. Atualmente, temos 3 açudes “sangrando” (transbordando água) no Ceará, segundo informações da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), açudes da Paraíba e de Pernambuco também tiveram elevação em seus volumes armazenados.

Claro que a notícia é boa para os reservatórios da região, mas isso não soluciona completemante os problemas. Afinal ainda temos muitos açudes com baixos volumes.

MAIS CHUVA NOS PRÓXIMOS 15 DIAS?

A tendência ao longo dos próximos dias ainda anima. Teremos a presença de mais chuva espalhada para diversas áreas nordestinas. Com a infiltração de umidade vinda do mar e também do interior do país, nuvens carregadas conseguem se espalhar sobre as áreas do sertão.

Previsão de chuva para os próximos 15 dias

As áreas que serão mais befeciadas pela chuva serão o oeste da Bahia, estados do Piauí e Maranhão, onde os acumulados oscilam entre os 150 e 250mm. Por outro lado, o leste da Região promete tem uma situação de seca um pouco mais prolongada ao longo dos próximos 15 dias, com volumes acumulados que dificilmente alcançam os 50mm em algumas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *