– A meta de 105 GW de energia fotovoltaica instalada acumulada, originalmente prevista para o final da década, já foi superada.

– A PV Info Link diz que a meta solar para 2020 pode agora ser revisada para cima, para 210-270 GW.

A capacidade total instalada de sistemas fotovoltaicos operacionais na China chegou a 165 GW no final de setembro, de acordo com um relatório recente da PV Info Link. Isso significa que a meta de 2020, de 105 GW, originalmente concebida no 13º plano quinquenal, já foi ultrapassada em mais de 50%.

Pixabay

De acordo com os analistas do PV Info Link, a Agência Nacional de Energia da China, NEA, está planejando revisar a meta de 2020 para a implantação de energia solar em pelo menos 210 GW. Os analistas afirmam que a meta pode ser aumentada para 250 GW e 270 GW, para apoiar a indústria chinesa de módulos solares.

Os institutos de energia do país foram encarregados de realizar uma avaliação dos efeitos de um ajuste planejado da meta.

Se for aumentado para apenas 210 GW, os analistas do PV Info Link dizem que haverá espaço para apenas 20-25 GW de capacidade fotovoltaica adicional por ano a partir do próximo ano até 2020, o que não daria grande impulso à demanda local. Um aumento de pelo menos 250 GW, no entanto, significaria a implantação de mais de 40 GW de energia solar anualmente.

A associação da indústria de PV, a CPIA, informou na semana passada sobre uma desaceleração da demanda na China, como consequência das mudanças políticas introduzidas pelo governo no final de maio.

De acordo com a CPIA, espera-se que a capacidade fotovoltaica recém instalada de cerca de 40 GW seja conectada à rede elétrica na China este ano. Isso significaria que a China continuaria sendo o maior mercado solar do mundo, embora com uma implantação 25% menor do que a vista em 2017. A associação acredita que cerca de 50% da nova capacidade virá de usinas solares de grande escala, com o restante sistemas descentralizados.

Fonte: PV Magazine (link).

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *