A Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 022/2018: “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente” recebeu 38 propostas de projetos, com expectativa de investimentos da ordem de R$ 616 milhões. Desse montante R$ 100,1 milhões referem-se à contrapartida de recursos externos ao programa de P&D Aneel, ou seja, 16,23% do total dos investimentos propostos. A submissão de projetos foi encerrada no dia 15/7/2019.

As propostas trazem soluções inovadoras para gestão e aumento da eficiência da mobilidade urbana e interurbana. Os projetos incluem a produção de partes e protótipos inteiros de veículos elétricos com tecnologia embarcada nacional, o que trará benefícios à modernização dos setores elétrico e de transportes. A tabela abaixo apresenta a relação das propostas recebidas.

A próxima etapa da Chamada de Mobilidade prevê apresentações presenciais das empresas proponentes à banca examinadora, formada por representantes do Ministério de Minas e Energia (MME),  Ministério da Economia (MEconomia) , Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Sistema (ONS), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e  Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), dentre outras. Após essa etapa, as avaliações dos projetos serão apreciadas pela Diretoria da ANEEL.

A iniciativa consolida a RISE – Rede de Inovação do Setor Elétrico, um instrumento para a promoção da inovação, por meio de projetos desenvolvidos em rede, e com modelo de negócios que assegure a inserção de produtos e serviços no mercado.

Veja as empresas beneficiadas e os valores totais em:

Aneel anuncia os selecionados

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *